Comprar pela internet já é um dos meios utilizados pelos consumidores há algum tempo e que agora, com a pandemia do novo coronavírus, passou a ser um hábito ainda mais comum. No entanto, acreditamos que alguns cuidados são podem ser tomados afim de que você evite maiores problemas e dores de cabeça. Pensando nisso, elencamos aqui 8 dicas de segurança para que você faça suas compras com mais segurança.
Lojas conhecidas, de grandes redes por exemplo, já estão há mais anos no mercado e por isso a confiança tende a ser muito maior. Se você já as conhece fisicamente, melhor ainda.
É importante que você busque informações sobre a idoneidade da loja e a reputação dela nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, por exemplo, e sites de avaliação de compras e relacionamento como o ReclameAqui. Isso te garantirá mais segurança ainda.
As duas dicas acima podem ser muito bem seguidas, mas se você utilizar um computador público, por exemplo, pode ter muitos problemas principalmente com a segurança dos seus dados. Por isso, opte por realizar as compras online por equipamentos seus de uso próprio e em redes de Wi-fi particulares.
É muito importante que o site no qual você está realizando as compras, ofereça informações sobre a empresa como CNPJ, endereço físico, SAC, e-mail afim de que você possa conferir a existência da empresa.
Antes de efetuar a compra, saiba como são e quais são os procedimentos da empresa quanto ao envio do produto, devoluções, necessidade de troca, entre outras políticas. Essas informações devem ser obrigatoriamente fornecidas pela loja no site.
Plataformas intermediárias de pagamento, que são reconhecidas, garantem muito mais segurança. A maioria dos sites oferecem o Boleto ou depósito em conta, mas se você efetuar por meio de um cartão de crédito através destas plataformas, será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude. É porque essas plataformas já fazem a verificação do e-commerce para liberar o seu pagamento ou não.
Você já deve ter escutado este ditado popular. E ele se faz muito pertinente aqui também. Desconfie de promoções muito abaixo da média ou ofertas relâmpagos com preços muito desconfiáveis. Além dos problemas de qualidade e fraude, você certamente terá problemas com devoluções, troca e estornos.
Por último e não menos importante, guarde todos os comprovantes, e-mails, e se necessário registre tudo com “prints” da tela. Isso será muito importante em caso de fraude, descumprimento de políticas e até como comprovação em caso de você ter que acionar a justiça para resolver o seu caso.
Agora é seguir os passos e boas compras !
VER TELEFONE
VER WHATSAPP
ENTRE EM CONTATO